Rolezinho por Montevideo






Ainda bem que a cidade é fotogênica, porque se depender de mim…=/
Bastou as companhias aéreas aparecerem com promoção de passagem para Montevideo e já me veio o faniquito de ir de novo por lá. Minha relação com o Uruguay é bem forte e marcante. Tão marcante que tenho cicatriz até hoje da última visita. Sim, ela fica no braço esquerdo. Um pequeno acidente no aeroporto me levou a um city tour de ambulância pelas ruas de Montevideo e conhecer um pouco o sistema de saúde e rede de hospitais de lá. Foi uma aventura que espero contar aqui em outro post e para os meus netos, se eles existirem. 
O Uruguai em si é coisa de cinema. E não é força da expressão não, é que lá tem sido cenário de diversas produções de cinema mundiais devido a sua versatilidade de paisagens e um empurrãozinho do governo uruguaio também, nesse video aqui explica as razões. 
Montevideo é um desses cenários que merece um espaço na sua lista de lugares para conhecer. Das duas vezes que fui, foram visitas rápidas, de no máximo três dias, por isso penso tanto na possibilidade de voltar. 

QUANDO IR? Montevideo me parece interessante o ano todo e depende do clima que você deseja encontrar. Como ela tem uma orla fluvial, é legal aproveitar no verão. Mas eu não dispensaria uma visita no inverno para tomar um mate quentinho sentindo o vento gelado no rosto. 

ONDE FICAR? Para ficar próximo das atrações turísticas, o ideal é Ciudad Vieja. Mas aí depende da sua vibe noturna. Lá tem opções mais “galerosas” a noite, tipo pubs, não conheci tanta opção para restaurante, que é a minha atual vibe. Estou dessas idosinhas que ama sair para comer. Mas aí se você estiver viajando sozinho, disposto a fazer amizades, super recomendo ficar no hostel  El Viajero, lá a programação noturna está garantida. 

Caso essa não seja a sua vibe, é melhor ficar no bairro de Pocitos e Punta Carreras que é a área mais nobre de lá e próxima ao maior shopping de Montevideo (Punta Carreras Shopping) e também de diversas atrações gastronômicas.  Mas vamos lá…bater perna pela cidade que shopping num tem graça nenhuma.É tudo a mesma coisa! 

Então…
Praça da Independência

Comece o dia levando surra de cultura visitando a Ciudad Vieja. Siga para a Praça da independência (Plaza da Independencia) é lá que fica a escultura do General Artigas, um herói nacional do Uruguai que lutou pela unificação da América do Sul, e o Mausoléu onde estão guardados seus restos mortais, sempre na vigília de dois guardas em trajes de gala. É legal visitar por dentro e ver o quanto os uruguaios respeitam um personagem importante para a sua história. 


Tomara que façam isso com Pepe Mujica!

Mausoléu do General Artigas – herói nacional

Ali também fica o Teatro Solís, que vale a pena fazer o tour por dentro, principalmente quem se interessa por musica e arquitetura. Não dei sorte, pois quando visitei, ele estava passando por reforma. Saindo da Ciudad Vieja, seguindo pela principal avenida de Montevideo, a Av. 18 de julho,  vale visitar a Plaza del Entrevero (Plaza Fabini), é um ponto de ar puro no meio de uma cidade em muitos tons de cinza. As vezes tem apresentações de Tango por lá, então é bom não visitar na correria. Relax and Enjoy it! 



Plaza Fabini

Detalhe: Caminhando pela Avenida 18 de julho, não se sinta um mané em ficar olhando pra cima. É que é cada prédio lindo, tanto detalhe arquitetônico, tanta aula de história que todo mundo estará com a mesma leseira que você. Porém a avenida é longa, a maior da cidade. 


Um exemplo dessa arquitetura rica em detalhes é o prédio da Câmara dos deputados e senadores do uruguai, o Palácio Legislativo. Para quem tiver tempo, eles oferecem visitas guiadas por cerca de R$ 7 (valor em reais bem por alto pq sou de humanas e tive dificuldade em ficar convertendo a moeda Uruguai, então eu sempre fazia 10 pesos por 1 real, mas varia muito).
O prédio mais imponente da cidade: o Palácio Legislativo



No fim de semana – bem vazio, porém sem visitas guiadas.

Mas não é só arquitetura e história não. As praças e paisagens naturais também são de se encantar. Até hoje tenho na memória o pôr do sol mais lindo que já vi, que foi no Uruguai. Em Montevideo tem um lugar especial onde a gente pode assistir esse espetáculo: em qualquer ponto do Parque Rodó, que reune universidade, teatro, campo e clube de golfe e ainda esculturas e um memorial do holocausto uruguaio. São 43 hectares de coisa linda pra gente ver, curtir e cheio de ar puro. Pra mim esse espaço foi o que melhor definiu como é viver no Uruguai: é ter qualidade de vida. #Fiqueicominveja #QueroMorarlá  
Parece que os jesuitas também vieram marcar território, não é mesmo?!

Escultura “La Carreta” que homenageia o tipo de transporte utilizado pelos gaúchos na colonização uruguaia

A belezura do Parque fique em frente a Praia Ramirez, que é uma praia fluvial. SIIIIIIIm ela é a beira do Rio da Prata, por isso que a gente vê o sol se pôr na água e é tão lindo de se assistir.  Um espetáculo digno de ficar assistindo e terminar com salva de palmas. TODO DIA. 


Espetáculo do pôr do sol na rambla da Praia Ramirez
Observações: 

1) Neste post não dei informações de transporte porque em uma das situações usei serviço de city tour saindo do terminal de Tres Cruzes e na outra estava com um compadre que é “local”. 

2) Se assim como eu, você está querendo aproveitar promoção de passagem pra Montevideo no período de carnaval, mas está com medo de sentir saudade da festa, fica tranquilo/a que lá tem carnaval, com direito a desfile de escola de samba e tudo mais. Numa visita ao Parque Rodó flagrei uma das baterias da escola de samba ensaiando e ó… não tava ruim não, hein! Eles até se arriscam a dizer que o samba é descendente de um dos ritmos deles, o candomblé uruguaio que virou a batucada, que deu origem a nosso samba, ao caboclinho e tudo mais. Vai que eles estão certos, né?! 
Ensaio de bateria de uma das duas escolas de samba do carnaval uruguaio
Se você já visitou Montevideo com mais tempo, deixa sua dica no comentário que sinto que vai rolar uma outra salto por lá. #Mandadicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo