Como emitir o passaporte brasileiro?

 

Agora que passou festas de fim de ano, férias, carnaval, o ano de fato começou e cade aquela sua promessa de “Esse ano vou economizar com coisas inúteis e viajar mais”?!  Pra quem quer colocar viagem internacional na wishlist do ano, é bom conferir se a documentação está em dia pra ficar pronto pra qualquer promoção de passagem aérea que surja pela frente.

Se o passaporte não estiver na validade, é preciso renovar e segue a mesma orientação para a emissão de um novo com um detalhe: tenha em mãos o passaporte anterior, caso contrário, deverão pagar a taxa de R$ 514,50.

Caso seja a primeira vez, seguem as orientações básicas de como emitir o seu: o bom é que você pode resolver QUASE tudo pela internet. Primeiro você entra no site da Polícia Federal neste link aqui, lá tem inclusive a lista de documentos necessários para começar a  preencher um formulário. São documentos básicos como identificação, título de eleitor sem nenhuma pendência e também comprovação de estar quite com serviço militar, no caso dos meninos. Aí começa a preencher o formulário e na sequencia, eles irão gerar a “Guia de Recolhimento da União” (GRU), que é um boleto para o pagamento da taxa que custa R$ 257,25.

Depois de realizar o pagamento, aguarde cerca de 3 dias úteis e retorne ao site da PF para fazer o agendamento. Na minha cidade, eu não tive problemas e foi super rápido. Cheguei um pouco antes do horário marcado e fui atendida em menos de 15 minutos. É bom consultar na unidade da PF o prazo para receber pois varia muito de acordo com a região, mas você receberá um e-mail avisando que já pode ir buscar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo